terça-feira, 6 de outubro de 2015

Outubro Rosa Santa Casa de Araçatuba

Projeto Outubro Rosa 
Unidade de Oncologia de Araçatuba



O Projeto da Campanha Outubro Rosa visa chamar atenção diretamente para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. o objetivo é divulgar, de modo simples e verdadeiro, todas as contribuições de vários segmentos da sociedade em relação a esta ação mundial, que embeleza com seu tom rosa, no sentido de nos mostrar, de modo belo e feminino, a importância da luta contra o câncer que mais mata mulheres em todo o mundo. O importante é, na realidade, focar este sério assunto nos 12 meses do ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais.
Com isso, o intuito deste projeto é permitir que os pacientes se socializem de forma humanizada, podendo rever os seus conceitos e se sintam acolhidos dentro de um ambiente no qual se é focado a qualidade de vida com profissionais qualificados e específicos para cada área.

Todas as atividades serão realizadas ao longo do dia.

02/10/2015 - Sexta-Feira

Atividades com as crianças e orientações sobre a prevenção do câncer de mama.
Café da manhã, pipoca, algodão doce, bolo, sacolinhas surpresas, bolas, grupo de animadores infantil, trenzinho, caça ao tesouro.

06/10/2015 - Terça-Feira

Grupo Musical da Igreja Quadrangular de Araçatuba.
Ilusionista Marcelo Beutrin
Café da manhã especial e lanche da tarde.


* Depois postamos as fotos.

Câncer de mama: conhecimento e conscientização para reduzir a mortalidade

30/09/2015 - O Movimento Outubro Rosa foi criado para conscientizar o público em geral, e principalmente as mulheres, dos fatores de risco, dos fatores de proteção e das medidas de detecção precoce relacionadas ao câncer de mama.
Em 2015, a campanha do INCA tem como objetivo fortalecer as recomendações para o diagnóstico precoce e rastreamento de câncer de mama preconizadas pelo Ministério da Saúde, desmistificando crenças em relação à doença e às formas de redução de risco e de detecção precoce.
Os desafios no controle do câncer de mama dependem não apenas da realização da mamografia, mas também do acesso ao diagnóstico e ao tratamento com qualidade e no tempo oportuno. Além disso, de acordo com os especialistas do INCA, há necessidade de se realizar ações ao longo de todo o ano e não apenas no mês de outubro.
Os eixos da campanha do INCA são:
– Divulgar informações gerais sobre câncer de mama.
– Promover o conhecimento e estimular a postura de atenção das mulheres em relação às suas mamas e à necessidade de investigação oportuna das alterações suspeitas (Estratégia de Conscientização).
Não existe uma causa única para o câncer de mama. A doença está relacionada a fatores de risco ambientais/comportamentais, reprodutivos/hormonais e genéticos/hereditários. Esses últimos são responsáveis por 5% a 10% do total de casos.

Estima-se que 30% dos casos da doença possam ser evitados quando são adotadas práticas saudáveis como: praticar atividade física regularmente, alimentar-se de forma saudável; manter o peso corporal adequado e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Amamentar também é um importante fator de proteção.
Visite o hotsite da campanha e conheça as peças.


 * Matéria retirada na íntegra do site do INCA ( Instituto Nacional do Câncer ) Ministério da Saúde disponível na página http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/agencianoticias/site/home/noticias/2015/cancer_mama_conhecimento_conscientizacao_para+_reduzir_mortalidade




* Material elaborado pela equipe da Unidade de Oncologia do Centro de Tratamento Oncológico da Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba.